Ferramentas Digitais (gratuitas)

 

Existe um vasto conjunto de ferramentas que podem ser utilizadas para apoiar o processo de ensino-aprendizagem. 

Algumas dessas ferramentas estão acessíveis neste espaço.

 

HotPotatoes - exercícios interativos

O software HotPotatoes é uma ferramenta gratuita que permite construir seis aplicações interactivas. Assim o programa é composto por seis módulos – cinco de criação e um de compilação:

  • JCross– onde se podem elaborar palavras cruzadas;

  • JMix– ordenação de palavras de uma frase;

  • JCloze– cria exercícios de texto lacunar (texto com espaços em branco para preencher);

  • JQuiz– questionários de escolha múltipla, de selecção múltipla, verdadeiro/falso, ou de resposta curta;

  • JMatch– associação de pares ou ordenação de frases;

  • The Masher– compila os ficheiros de diversos exercícios e cria uma página de índice com ligações para cada um dos ficheiros.

 

Socrative - exercícios interativos

 

O Socrative é uma aplicação simples de elaboração de questionários (preparação de testes, quizzes, etc.) que pode ser usada em sala de aula para receber feedback em tempo real da aprendizagem do aluno. Através de um sistema de perguntas e respostas o professor pode recolher, em tempo real, as respostas dos alunos, percebendo melhor a sua compreensão relativamente aos temas em estudo na aula.

 
 
Kahoot - ensina conteúdos de uma forma divertida e a jogar
 

Kahoot, é uma aplicação gratuita disponível online, que faz uso da sua simplicidade de utilização e do fator competição para cativar os alunos. Pode ser utilizada em diversas situações:

  • Para introduzir um novo tópico de discussão na sala de aula;

  • Como revisão de conteúdos;

  • Realizar uma avaliação formativa, uma vez que é possível exportar os resultados para uma folha de cálculo facilmente editável;

  • Inquéritos;

  • ...

https://create.kahoot.it/auth/register

 
Pixton Comic Maker
 
 

A aplicação Pixton Comic Maker permite criar banda desenhada em contexto pedagógico. Pode escolher-se um cenário e personagens, adicionar balões de diálogo e, também, se pode utilizar o Pixton no modo avançado e controlar todos os elementos de uma banda desenhada.

Em contexto pedagógico pode ser utilizada para:

  • Escrever um resumo de um livro ou outro projeto escolar no estilo de uma "graphic novel";

  • Expor um conceito ou ideia;

  • Contar uma história com palavras e imagens;

  • Retratar sentimentos através de personagens personalizáveis;

  • Criar uma tira de banda desenhada  ou fazer um desenho;

  • Fazer um "storyboard" de um filme.

https://www.pixton.com/