Morreu o escritor Luis Sepúlveda, vítima do novo coronavírus

16-04-2020 18:27

O escritor Luis Sepúlveda morreu, esta quinta-feira, no Hospital Universitario Central de Asturias, na cidade espanhola de Oviedo, onde se encontrava internado desde o final do passado mês de fevereiro, após ter testado positivo ao novo coronavírus.

A notícia é confirmada pela agência noticiosa espanhola E fe, que cita "fontes próximas" do autor chileno, que, apesar de ter nascido em Ovalle, no Chile, residia em Gijón, Espanha, desde 1997, na companhia da mulher, a poetisa Carmen Yáñez.

Os primeiros sintomas de infeção, recorde-se, manifestaram-se apenas dois dias depois de Luis Sepúlveda ter marcado presença no festival literário Correntes d'Escritas, que se realizou entre 15 e 23 de fevereiro, na Póvoa de Varzim.

Já no dia 27 do mesmo mês, o escritor chileno deu entrada no Hospital Universitario Central de Asturias, em Oviedo, onde foi diagnosticado com pneumonia aguda e, posteriormente, infeção por Covid-19.

 

Luis Sepúlveda parte aos 70 anos de idade e deixa para trás uma extensa carreira no mundo da literatura, que começou em 1969, com 'Crónicas de Piedro Nadie' ('Crónicas de Pedro Ninguém'), dando início a uma bibliografia de mais de 20 títulos. O reportório do escritor inclui obras como 'O Velho que Lia Romances de Amor' e 'História de Uma Gaivota e do Gato que a Ensinou a Voar', e distinções como o Prémio Eduardo Lourenço, em 2016, o Prémio Primavera de Romance, em 2009, ou o Prémio Tigre Juan, em 1988.