11 de fevereiro - Dia da Internet Segura (literacia digital/informacional)

07-02-2014 17:49

 

A Internet é uma janela aberta para a informação e desta para o conhecimento desde que saibamos navegar e pesquisar com atitude crítica, não assumindo tudo aquilo que "vem à rede". A biblioteca da escola está empenhada em fazer com que tenhas uma navegação segura e que seja realmente produtiva quando buscas e seleccionas fontes de informação. Aproveitamos esta data para suscitar entre alunos, professores, funcionários, encarregados de educação e pais, um espaço de reflexão sobre práticas e usos da rede nas mais diversas dimensões da vida quotidiana, da vida na escola à familiar, do trabalho ao lazer.
No decorrer da semana, serão distribuídos aos alunos marcadores com mensagens de alerta para uma navegação segura na Internet.

 

 Os links que se seguem são uma fonte de informação muito útil sobre como navegar na Net em segurança:

  • SeguraNet (enquadrado no programa europeu Safer Internet Plus este site visa promover a segurança e a privacidade no uso da Internet.Está indicado para alunos, pais, professores/educadores.
  • Linha Alerta Internet Segura "faz parte de um projecto combinado - awareness node e linha de denúncia - denominado Internet Segura e co-financiado até Dezembro de 2010 pela Comissão Europeia ao abrigo do  programa Safer Internet Plus."
  • Internet Segura.pt visa  promover uma "utilização esclarecida, crítica e segura da Internet, quer pelas crianças e jovens, quer pelas famílias, trabalhadores e cidadãos no geral".
  • Tu e a Internet com o apoio da Universidade do Porto, este projecto visa objectivo de sensibilizar jovens, crianças, pais e educadores para esta problemática.